Olá a todos.
Recentemente dei uma entrevista ao Bloco de Devaneios. Tratou-se de uma entrevista diferente das que já fiz; não só, porque nela foram mencionadas questões amplas da problemática da literatura em Portugal, quer para quem a consome, quer para quem a produz, como também nela se falou sobre a Trilogia e o ebook Marta.
Ficam aqui os dois links, pois a entrevista acabou por ter uma certa dimensão:
Parte 1
Parte 2
Os meus agradecimentos à blogger que, em breve, dará a sua opinião sobre os meus escritos
Mostrar mensagens com a etiqueta literaturas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta literaturas. Mostrar todas as mensagens
sábado, 14 de março de 2015
Entrevista no Bloco de Devaneios
Etiquetas:
blogue,
blogue. divulgação,
entrevistas,
império terra,
literaturas,
livro,
Marta,
Paulo Pinto Fonseca,
romance de época,
trilogia
domingo, 22 de fevereiro de 2015
Mais uma colectânea
Olá a todos.
A Pastelaria Estúdios vai lançar, no final deste mês, mais uma das suas colectâneas - temáticas -, destinadas a promover escritores de língua oficial portuguesa. Desta vez o tema é a Mentira, em todas as suas facetas.
Eu voltei a ter o meu conto seleccionado para publicação: «Os Lobos do Alberto».
Com este, são já quatro, os contos que publiquei pela Pastelaria Estúdios:
- «As Confissões de Maidenov»;
- «Poseidon»;
- «...Por Linhas Tortas»;
- «Os Lobos do Alberto»;
Partilho com todos um excerto do texto da minha autoria:
«Nasci há 35 anos, numa terrinha esquecida por Deus, em
Trás-os-Montes. Vi as pessoas irem saindo, umas atrás das outras, sem nunca as
ter visto regressar; a minha mãe, perante o meu espanto, dizia-me que as
pessoas se deveriam perder e o meu pai falava-me dos lobos. E enquanto crescia,
à medida que fui percebendo das coisas, do mundo, da mesma forma que fui
perdendo a fé em Deus - que nos esquecera ali - fui entendendo o que levava as
pessoas dali embora e fui criando a minha própria versão dos factos: as pessoas
não se perdiam, nem eram apanhadas pelos lobos; esqueciam-se de voltar. Uma
coisa que também a mim me aconteceria, um dia; muito embora, eu ainda não tenha
percebido se me esqueci do caminho ou se me perdi; nem sei se alguma vez irei
perceber, ou quererei fazê-lo, pela simples razão de que o homem acredita no
que quer. Como um grande amigo meu me diria, anos mais tarde, muitos anos
depois de eu ser aquele rapazinho de Trás-os-Montes: às vezes acredita-se tanto
na mentira que não se distingue a mentira da verdade e, nesse caso, o que é que
é a mentira, e para quem, e o que é a verdade? Quem é o mentiroso?»
in, «Os Lobos do Alberto», by Paulo Pinto Fonseca, Colectânea Mentira, pág. 173, Pastelaria Studios, 2015
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Promoção de Natal
Olá a todos.
O Natal está aí. Se ainda não sabe o que dar aos seus amigos, um livro é sempre uma boa prenda.
Ofereça um dos livros da Trilogia Império Terra, ou ofereça o ebook «Marta».
Para ajudar, a partir de amanhã, o ebook «Marta» custará apenas 1.50€, na KOBO; é uma oportunidade única que termina no dia 26 de Dezembro.
Quem preferir FANTÁSTICO, saiba que este ano, por 15€, podem ter os dois livros: Império Terra: o Princípio e Império Terra: Guerra da Pirâmide - estes podem ser adquiridos através do meu site, ou enviando um email para trilogiaimperioterra@gmail.com.
Boas leituras.
Etiquetas:
autor,
blogue. divulgação,
dezembro,
ebook,
Fantástico,
Guerra da Pirâmide,
império terra,
Kobo,
literaturas,
livro,
Marta,
Natal,
O princípio,
Paulo Pinto Fonseca,
romance histórico,
trilogia
terça-feira, 25 de novembro de 2014
CROWDFUNDING | Fim de Campanha
Olá a todos.
A campanha de Crowdfunding Vamos Publicar Livros, terminou hoje às 18h. Às 18.07 recebi o email da PPL|Crowdfunding a informar-me de que não fora angariado valor suficiente para o financiamento do projecto.
Não se pode dizer que tenha estado perto, porque apenas reuni 46€; mas foi uma experiência interessante da qual se podem tirar muitas elacções.
Resta-me agradecer a todos aqueles que acreditaram no projecto e em mim, bem como a todos aqueles que não acreditaram; cada um, à sua maneira, contribuiu, de algum modo, para o futuro da minha carreira de escritor.
Quanto a «Marta», a história será publicada só em ebook e só em português ( para já ). Em breve darei novidades quanto a capas e locais para aquisição.
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Prólogo de «Marta»
Estava uma manhã fresca de verão. A neblina ainda não se
desfizera nos habituais farrapos molhados que lhe costumavam acariciar o rosto,
as pessoas ainda não percorriam a praça central que acabava no molhe escuro
junto ao mar que afagava as pedras numa cantiga de embalar, os pescadores ainda
não tinham voltado, e o seu sono fugira-lhe de novo.
A vila de Peixelim era uma localidade afável.
A sua família chegara ali há 65 anos. O avô Antunes e a avó
Graciete construíram a casa de família a pulso, com a ajuda das pessoas da
terra; curiosamente o seu avô paterno também contribuíra para isso – o avô
Cardoso – e assentaram ali decididos a tirar o sustento da terra num sítio de
peixe. Felizmente as coisas haviam corrido bem e acumularam uma pequena
fortuna.
A casa dos Alva era a maior de Peixelim. Tinha de ser! Lá
viviam os avós maternos, os seus pais e ela. O resto da família afastara-se.
Os tios Albuquerque viviam bem, eram abastados, e não
ligavam à família.
O tio Afonso desposara a tia Laurinda em 1932...
A mãe sempre lhe dissera que aquele casamento fora orquestrado
pelo senhor Azeredo Albuquerque, pai do tio Afonso, que, receoso da ameaça que
a família Alva pudesse representar ao domínio que tinham sobre região,
resolvera juntar as duas famílias; e rematava com a afirmação de que a tia
Laurinda nunca fora feliz.
Ela não sabia nada dessas coisas, mas a verdade é que só em
1950 nascera o primo Rodrigo, quando a seu tio João já era pai desde 1933, e os
seus pais desde 1934, quando nascera Marta...
A sua irmã Marta teria hoje 36 anos, se fosse viva... 36
anos... A mesma idade que deveria ter a prima Maria Alva, filha do tio João e
tia Josefina.
Gostava muito da prima Maria Alva, mas não sabia muito da
vida dela. Só sabia que cada ano que passava ficava menos tempo em Peixelim.
Fora viver para Lisboa, após o falecimento dos pais, há dois anos...Voltava
sempre para as festas da vila em Agosto, mas no ano anterior ficara apenas uma
semana. Viria ela este ano?
Ela também gostaria de partir para Lisboa. Tentar a sorte
noutro lado... Peixelim era a sua terra, mas ali nada mais a esperava senão um
casamento, talvez infeliz...
Mas não tinha coragem de falar sobre isso com os pais.
Estava certa de que seria um choque para ambos e não queria dar-lhes esse
desgosto. Bastara-lhes o que acontecera com Marta... A irmã Marta que nunca
conhecera e que, mesmo assim, tanto lhe condicionava a existência...
Era frequente ser comparada com a irmã que morrera há 20
anos, afogada naquele mar que tão convidativo parecia.
Marta morrera com 16 anos de idade. Pensava-se que teria
sido tragada por uma onda traiçoeira ali mesmo, junto ao molhe, onde ela estava
naquele momento, numa manhã de mar alteroso.
Nunca ninguém lhe contara ao certo como acontecera. Não
conseguia imaginar tamanho temporal que arrastasse alguém dali. Já vira o mar
zangado muitas vezes e, mesmo nos piores dias, em que lançava os seus braços
sobre a terra, nunca vira neles força que levasse quem quer que fosse. Mas
também não sabia se fora dali, daquele sítio onde estava, e também já ouvira
histórias de grandes ondas que se formavam do nada, como se o mar tivesse
vontade própria. Talvez, por isso, tivesse pesadelos com Marta.
Não sabia se era psicológico, mas desde que fizera 16 anos
que sofria de insónias, e os pesadelos que tinha com Marta lutando contra as
águas eram a sua principal causa. Há 3 anos que frequentemente fazia aquela
caminhada, desde lá de cima da colina, onde estava a casa, descendo o empedrado
cinzento e íngreme até à praça principal, envolta pela bruma, enrolada num
xaile laranja e um lenço azul sobre a cabeça, parando a escassos centímetros do
molhe esperando que o mar lhe falasse de Marta – já que ninguém mais falava.
Chegava ali, fincava os pés no chão, e fechava os olhos para se deixar levar
pelo som calmante do mar, esperando que nessa melancolia esquecesse a angústia
que sentia sempre que aquele sonho mau a acordava.
Às vezes não sonhava. Havia noites em que dormia
profundamente, madrugadas em que não era despertada pelos gritos da irmã
entrecortados pelas goladas de água salgada que lhe invadiam as entranhas e lhe
enfraqueciam a força, enquanto a ouvia bradar por ela, no meio do som do
temporal – «Teresa!». Mas essas noites era raras; normalmente, acordava ainda
com a imagem de Marta a afundar-se devagar, como se navegasse para as
profundezas.
Talvez, por isso,
sempre que por força do pesadelo empreendia aquela caminhada até ao molhe,
temesse abrir os olhos, e temia abri-los, porque tinha o medo irracional de ver
o corpo sem vida da sua irmã vir à tona, como se ela a espreitasse do além.
O primo Rodrigo também deveria voltar de Lisboa para as
festas. Quisera deus que, mesmo sendo um Albuquerque, mantivesse as relações
com a família. Gostava muito de falar com ele!
A mãe não apreciava muito aquela amizade, e o tio Afonso nem
a imaginava.
O avô Antunes, por seu lado, encorajava-os a continuarem a
dar-se.
Coitado, do avô. Com 78 anos ainda não perdera a esperança
de ver o nome da fábrica de conservas alterado para Albuquerque & Alva Conservas,
e deveria ver em Rodrigo a última hipótese...
Quando Marta morrera daquela forma trágica, o tio Afonso,
talvez comovido pela desgraça, acomodara toda a família da tia Laurinda na
fábrica, e atribuíra-lhe cargos de responsabilidade. Mas o nome mantivera-se
Azeredo Conservas.
Contudo, Rodrigo estava a estudar para advogado, e não
parecia interessado nos negócios do pai. Seria uma vã esperança, a do avô.
Esperava que Maria Alva também viesse. Haviam conversas que
apenas poderia ter com a prima. Talvez ela lhe pudesse falar de Marta. Elas
deviam ter sido íntimas... Com idades tão próximas...
Tinha saudades da prima, daquelas tardes na esplanada do
Tibúrcio a beber refrescos e batidos, a conversar de trivialidades; ou a
desconversar, como tão bem fazia a prima quando o assunto se tornava mais
pesado. Às vezes sentia-se só…
Os tios Albuquerque apenas os conhecia de vista, já não
tinha avós paternos, não tinha namorado, porque os pais não a autorizavam a
namorar... Até havia um rapaz por quem tinha um fraquinho; mas era pescador…
Não discutia esses assuntos. Já desistira! Um dia
lembrara-lhes que Maria Alva era filha de uma pescadora e os pais limitaram-se
a desviar o olhar como se tivesse dito uma blasfémia, ou como se fosse por isso
que Maria Alva fora forçada a partir. Nessa altura apetecera-lhe gritar que a
prima partira porque era livre, porque estavam em 1970 e as mulheres deviam ter
o direito de escolher o seu próprio caminho... Mas o mais certo era apanhar uma
valente bofetada e ser proibida de sair. Não valeria a pena tamanho castigo,
apenas para dar voz à rebeldia.
O sino da igreja começara a tocar para a missa. A neblina ia
dissipando-se suavemente e ao longe já se viam os barcos de pesca a voltarem.
Estava na altura de regressar à casa. Estava certa de que
ainda ninguém se levantara. Ao Domingo apenas iam à igreja às 10 horas.
Misturando-se com as gentes de Peixelim que saíam em
direcção à igreja para a missa das sete, no cimo da colina, num ritual que
repetia há 3 anos, sabia que vestida daquela forma ninguém a tomaria por Teresa
Alva Cardoso, garantido que a sua reputação de menina de família se manteria
intocada, assim como a seriedade dos Alva.
As festas começariam no dia seguinte...
Seria tão bom se Maria Alva viesse...
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Vamos Publicar Livros | Já contribuiu?
Olá.
Estamos no 19º dia da
Campanha de Crowdfunding «Vamos Publicar Livros».
Já teve oportunidade de
visitar o site do projecto?
O objectivo é publicar o romance
«Marta». Uma história passada em Portugal, em 1970, numa pequena vila
piscatória, onde os sonhos e os pesadelos de uma jovem se misturam com os
anseios e receios de um país...
Dê uma vista de olhos ao vídeo de
apresentação, conheça o autor, e acompanhe a evolução desta campanha com
disponibilização de mais detalhes; até ao momento foi adicionada a sinopse e
mais um trailler.
Se estiver interessado, poderá
apoiar a partir de 1€, mas sabia que se contribuir com valores superiores a 10€
poderá também ser o orgulhoso proprietário de um exemplar de «Marta»?
«Marta» terá uma edição exclusiva
e de poucos exemplares; é uma oportunidade única.
Esta e outras informações estão
disponíveis no site do projecto.
Já sabe; todos os valores
investidos, caso o projecto não atinja os 100%, serão devolvidos aos apoiantes
pela PPL; não tenha receio de apoiar.
Visite-me em «Vamos Publicar Livros» e conheça todas as recompensas que pode ter por ajudar este projecto.
domingo, 9 de novembro de 2014
NOVO PASSATEMPO
Olá a todos.
Está a decorrer um novo Passatempo.
Desta vez, quem apoiar com valores entre 7€ e 9€ receberá um exemplar do meu
primeiro romance «Império Terra: O princípio».
O processo de participação é idêntico ao anterior:
- partilhar o passatempo com pelo menos uma pessoa
Notas:
- o registo das contribuições é do meu
conhecimento no site «Vamos Publicar Livros»
- o livro só será enviado se o
financiamento do projecto for conseguido (regras de Crowdfunding)
- todos
os valores serão devolvidos aos apoiantes, caso o projecto não seja financiado
Etiquetas:
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
contador,
crowdfunding,
ebook,
género,
império terra,
literaturas,
livro,
Marta,
O princípio,
passatempo,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
sinopse,
trilogia
sábado, 8 de novembro de 2014
Vencedores do Passatempo 1 euro 1 ebook
Olá a todos.
O Passatempo terminou ontem.
Os vencedores foram a Rita e a Célia. Cada uma delas irá ter o previlégio de receber um ebook «Marta».
A ambas fica o meu agradecimento pelo interesse demonstrado e pela participação.
Os ebooks serão enviados somente após 25/11/2014, data em que termina a Campanha de Crowdfunding, e só se o projecto Vamos Publicar Livros for financiado a 100%.
A todos os outros que ainda não conhecem o projecto, e o crowdfunding, visitem-me em Vamos Publicar Livros; há mais passatempos na calha.
Etiquetas:
25 de Abril,
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
contador,
crowdfunding,
ebook,
género,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livro,
Marta,
passatempo,
Paulo Pinto Fonseca,
romance de época
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Sinopse de Marta
Olá a todos.
A Sinopse de «Marta» já foi partilhada no site do projecto, no entanto, só estará disponível e visivel para quem se encontra registado.
Na verdade, registarem-se de PPL|CROWDFUNDING é simples. Vão ao site da PPL, indicam o vosso email e escolhem uma password. Depois hão de receber um email para validar o registo. A partir daí têm ao vosso dispôr todos os projectos que aguardam apoios e têm também a magnifica oportunidade de apresentarem um projecto vosso. Informem-se como - o PPL tem muita informação disponível para quem quer saber mais sobre Crowdfunding. E não se esqueçam, a PPL só dá um projecto por financiado se, no final do período de recolha de apoios, o projecto tiver angariado 100% do valor pretendido; se isto não acontecer, todos aqueles que o apoiaram recebem o dinheiro de volta - mais transparente do que isto é impossível.
Neste momento, vou no 12º dia da campanha, tenho apenas 20€ e 2% do pretendido; mas se todas as pessoas que visitaram Vamos Publicar Livros tivessem apoiado - com 1€ que fosse - teria mais de 200€ em apoios e estaria muito mais perto do objectivo: 740€. Esta é a chave do Crowdfunding, a maravilha desta oportunidade: com um pequeno contributo de muita gente conseguem-se atingir valores fenomenais que permitem concretizar projectos importantes, como publicar «Marta».
Mas não pensem que é só apoiar. Quem apoia tem uma recompensa que vai sendo maior à medida que o valor do apoio aumenta. Por exemplo, quem apoiar com 5€ recebe um ebook «Marta», mas quem apoiar com 10€ recebe um livro «Marta»; quem der mais de 100€ terá um conto, escrito por mim, sobre o tema que bem entender, e onde pode ser a personagem principal.
Visitem-me em Vamos Publicar Livros e vejam as RECOMPENSAS que podem receber por apoiarem este projeco.
Entretanto, para aguçar o interesse, fica aqui a sinopse:
«Perante
a inevitabilidade da conversa, o padre, limpando a boca ao guardanapo, quis
saber o que os levara ali, naquela noite de má memória - o que os inquietaria?
Antunes,
com ponderação, respondeu que fora a lágrima que ele derramara naquela tarde;
justificando-se com o facto de ser raro um padre chorar no funeral de
paroquianos.
Fora
um cisco que lhe entrara nos olhos, disse o padre.
Os
dois homens trocaram olhares. E o padre António engoliu em seco. Ele chorara.
Chorara de arrependimento, porque lhe custava ter enterrado aquela rapariga,
ter presidido ao funeral de uma moça ingénua que morrera de forma tão inglória
e desnecessária. Fora apenas uma lágrima de arrependimento por não ter tido a
atitude certa…
Azeredo
sublinhou a preocupação que o transtornara, a ele e a Antunes Alva. E a
inquietação deles fora tal que anunciaram ter pensado ir falar com o bispo.
O
padre António interrompeu-os e recorreu à sua ironia, perguntando-lhes se iriam
inquietar o Bispo por causa de um cisco lhe ter entrado na vista.
Azeredo
acatou a resposta e, em jeito de conclusão, encaminhou-se para a saída. No entanto, o
padre António fez-se ainda ouvir para lhes dizer que era um homem de palavra,
mesmo que isso lhe manchasse a alma. Dito isto, levantou-se para proclamar que
Deus seria o seu Juiz quando chegasse a sua hora - e que Ele conhecia-o bem.
Azeredo
Albuquerque, admirado, admitiu que iria mais descansado depois de ouvir aquilo.
Já o
padre não se fez rogado e desafiou-os, lançando para o ar a questão: seriam eles
capazes de ter aquela paz de alma?
Etiquetas:
25 de Abril,
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
crowdfunding,
ebook,
gratuito,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livro,
Marta,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
romance histórico,
sinopse,
site
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Vamos Publicar Livros | JÁ CONTRIBUIU
Olá.
Estamos no 11º dia da
Campanha de Crowdfunding «Vamos Publicar Livros». Já teve oportunidade de
visitar o site do projecto?
O objectivo é publicar o romance
«Marta». Uma história passada em Portugal, em 1970, numa pequena vila
piscatória, onde os sonhos e os pesadelos de uma jovem se misturam com os
anseios e receios de um país...
Dê uma vista de olhos ao vídeo de
apresentação, conheça o autor, e acompanhe a evolução desta campanha (Sinopse já disponível no site do Projecto).
Se estiver interessado, poderá
apoiar a partir de 1€, mas sabia que se contribuir com valores superiores a 7€
poderá receber o ebook, na sua caixa de email, e ainda ser incluído na página
de agradecimentos do ebook e do livro?
Esta e outras informações estão
disponíveis no site do projecto.
Visite-me em «Vamos PublicarLivros».
Etiquetas:
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
contador,
crowdfunding,
ebook,
género,
gratuito,
histórias,
literaturas,
livro,
Marta,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
site
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Passatempo 1 € 1 ebook
Olá a todos.
Como sabem está a decorrer o Passatempo 1€ 1 ebook.
Vou clarificar o processo de participação:
- fazer like na minha página de autor no facebook - aqui (quem já tem like, salta esta parte)
- partilhar o passatempo com pelo menos uma pessoa
Notas:
- o registo das contribuições é do meu conhecimento no site «Vamos Publicar Livros»
- o ebook só será enviado se o financimento do projecto for conseguido (regras de Crowdfunding)
- é necessário que se registem no site da PPL - aqui - para poderem apoiar.
- todos os valores serão devolvidos aos apoiantes, caso o projecto não seja financiado
- todos os valores serão devolvidos aos apoiantes, caso o projecto não seja financiado
Etiquetas:
autor,
blogue,
crowdfunding,
género,
gratuito,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livro,
Marta,
passatempo,
Paulo Pinto Fonseca,
romance de época
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Passatempo com novo prazo
Olá a todos.
O passatempo 1€ 1 ebook foi estendido até ao dia 7/11/2014.
Aproveito este momento para dar algumas estatísticas.
Actualmente tenho 197 visualizações do meu projecto. Se cada pessoa que o visitou tivesse contribuido com 1€ teria 197€ - 26% do objectivo cumprido; mas se tivessem contribuido com 3€ já teria 80% do valor pretendido angariado.
O objectivo do Crowdfunding é conseguir apoios para os projectos que são submetidos. Não existe, neste objectivo, qualquer agenda escondida; se o valor pretendido não for conseguido, quem apoiou receberá o seu dinheiro de volta; se, pelo contrário, o valor for conseguido, eu publicarei «Marta» e quem contribuiu receberá as suas recompensas - e há recompensas interessantes:
Já pensou em ler um conto onde você fosse o personagem principal?
Eu posso dar-lhe essa oportunidade.
Visitem-me em Vamos Publicar Livros
Etiquetas:
autor,
blogue,
crowdfunding,
ebook,
género,
histórias,
literaturas,
livro,
Marta,
passatempo,
Paulo Pinto Fonseca,
romance de época
sábado, 1 de novembro de 2014
Vamos Publicar Livros | JÁ CONTRIBUIU?
Olá.
Estamos no 6º dia da
Campanha de Crowdfunding «Vamos Publicar Livros». Já teve oportunidade de
visitar o site do projecto?
O objectivo é publicar o romance
«Marta». Uma história passada em Portugal, em 1970, numa pequena vila
piscatória, onde os sonhos e os pesadelos de uma jovem se misturam com os
anseios e receios de um país...
Dê uma vista de olhos ao vídeo de
apresentação, conheça o autor, e acompanhe a evolução desta campanha.
Se estiver interessado, poderá
apoiar a partir de 1€, mas sabia que se contribuir com valores superiores a 5€
poderá receber o ebook «Marta» em casa, entregue directamente na sua caixa de
email?
Esta e outras informações estão
disponíveis no site do projecto.
Visite-me em «Vamos PublicarLivros».
Etiquetas:
25 de Abril,
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
contador,
crowdfunding,
ebook,
género,
gratuito,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livro,
Marta,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
site
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Apoiar «Vamos Publicar Livros»
![]() |
| Clica para veres o video |
Olá a todos.
Apoiar «Vamos Publicar Livros» é
fácil.
Podem apoiar desde 1€ e podem fazê-lo por
multibanco, transferência bancária, paypal e cartão de crédito; a PPL explica
tudo - e muito bem - nas FAQ e aconselha - sem dúvidas - a opção de Multibanco:
pela rapidez, transparência e simplicidade.
Escolham Multibanco e será gerada
uma referência e entidade especificas para a vossa contribuição; apoiem com 1€
se quiserem, mas não se esqueçam que as Recompensas começam nos
valores mais altos - e algumas valem bem a pena!
Etiquetas:
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
crowdfunding,
ebook,
género,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livro,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
romance histórico,
site
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Campanha de Crowdfunding
Olá a todos.
Hoje venho finalmente falar-vos
do tal projecto. Chama-se «Vamos Publicar Livros» e foi a forma alternativa que
encontrei para fazer chegar as minhas histórias até vós.
«Vamos Publicar Livros» é
inovador.
A base do projecto é o crowdfunding.
Crowdfunding é uma plataforma que permite reunir investimentos consideráveis
através de pequenas contribuições. Se o valor pedido não for atingido, todos os
que contribuíram serão reembolsados, se o valor - pelo contrário - for
atingido, todos os que contribuíram receberão uma recompensa, mediante o valor
da sua contribuição.
A inovação deste projecto está presente,
não só, no facto de com ele conseguir
dar às minhas histórias o acabamento editorial, revisão, paginação e ilustração
(capa) que obteria - em teoria - de uma editora, mas também, de com ele conseguir
uma tradução das mesmas para inglês; tudo isto por valores muito mais baixos do
que aqueles que algumas Editoras
estão a pedir a alguns autores para uma publicação de custos partilhados.
Decidi, para arranque, publicar «Marta».
Se correr bem, se o valor solicitado for
conseguido, em breve todas as minhas histórias poderão ver a luz do dia desta
maneira.
Poderão visitar o site do
projecto em http://ppl.com.pt/pt/prj/vamos-publicar-livros.
Peço 740.00€ para publicar
«Marta», em português e em inglês; quem contribuir poderá receber o ebook, um
livro, ou até ter um conto escrito em que ele próprio é a personagem principal.
Visitem o site do projecto; lá
encontram mais detalhes sobre como podem contribuir e sobre que recompensas
podem ter.
Acompanha os avanços do projecto em http://ppl.com.pt/pt/prj/vamos-publicar-livros e vai conhecendo as novidades
que eu vou partilhando.
Para já fica o video de apresentação do projecto.
Etiquetas:
autor,
crowdfunding,
ebook,
histórias,
Liberdade,
literaturas,
livros,
Marta,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
romance de época,
romance histórico
domingo, 19 de outubro de 2014
Novidades
Olá a todos.
Recentemente tive uma ideia que me poderá permitir publicar os meus livros e que, inevitavelmente, vos poderá permitir que os leiam. Sei que há muita gente com curiosidade sobre o terceiro livro da Trilogia Império Terra e outros tantos que ainda não conseguiram sequer ler a Guerra da Pirâmide ( 2º livro da Trilogia); no entanto, ainda não será desta que conseguirei levar estes trabalhos ao vosso conhecimento.
Na realidade, trata-se de um projecto, de um caminho que estou a trilhar, a explorar, para ver quais as suas reais potencialidades. Está a dar algum trabalho para levar a diante; não só porque vou aprendendo à medida que vou avançando, mas também porque é necessário um envolvimento pessoal que vai para além do papel central do escritor - escrever. Correndo bem, para o ano, poderá ser o ano em que a Trilogia ganha nova vida.
Dentro de alguns dias anunciarei do que se trata e de como todos vocês me poderão ajudar; serão essenciais.
Para já fica aqui uma novidade imediata: o Poemário 2015, da Pastelaria Estúdios, vai contar com um poema meu, intitulado «Rio Amor».
Etiquetas:
autor,
blogue,
blogue. divulgação,
contador,
contos,
ebook,
Fantástico,
Guerra da Pirâmide,
império terra,
Kobo,
literaturas,
livro,
livros,
Marta,
O princípio,
Paulo Pinto Fonseca,
projecto,
trilogia
terça-feira, 19 de novembro de 2013
...por linhas tortas
Saiu, no passado mês de Outubro, mais uma colectânea da Pastelaria Studios: 7 pecados I e II. Mais uma vez participei, elevando, com esta, para três as minhas colaborações com a Pastelaria Studios no que respeita a contos.


Contribui com «As confissões de Maidenov» para a Corda Bamba, com «Posidon» para Ocultos Buracos e agora, mais recentemente, para 7 Pecados, com «... por linhas tortas».
Abaixo partilho com todos um excerto deste conto.
«A porta estava fechada e não estava ninguém em casa.
Mas isso não o surpreendera: ela avisara-o.
Ainda
assim, Dionísio, depois de ter espetado o dedo na campainha, deu mais duas
pancadas fortes na porta. Suspirou exasperado, ao ver que ela cumprira o que
dissera e, antes de virar as costas e começar a descer as escadas do prédio,
ainda remoeu algumas asneiradas.
Entrou no Ford Fiesta branco, de dois lugares, sentou-se e marcou o número da
Dulce B. no telemóvel. Recostou-se e aguardou que ela atendesse; mas ela não
atendeu. E ele, mordendo a língua, deixou uma mensagem atenciosa no voice
mail.
Lá fora a noite ameaçava ser fria. Passava pouco das
21h e a maioria os carros estava tão cheio de água como se tivesse acabado de
chover; não era uma noite para se passar sozinho numa cama. E não fora isso que
planeara: Dulce B. era a companhia agendada; e a ideia dele e ela enfiados numa
cama, envolvidos num festim, era suficiente para ficar excitado. Só que a Dulce
B. não estava em casa – mais uma vez; faltara ao compromisso – pelo segundo mês
consecutivo; e isso, além do irritar, trazia-lhe um problema: onde iria
aliviar-se?» in Colectânea 7 Pecados I, ...por linhas tortas, Pastelaria Studios
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Ebook
O ebook surgiu de repente. São muitas as vozes que vaticinam o fim do livro; outras tantas afirmam que jamais isso acontecerá e ilustram isso - à laia de justificação - com as sensações de folhear um livro e os odores que o papel vai absorvendo, com o passar do tempo, para depois libertar a cada virar de página.
Confesso que ainda não sei o que irá suceder. Creio que há vantagens quer numa coisa quer na outra. Mas esgrimir argumentos, não é o meu objectivo hoje.
Hoje venho até aqui - tão somente - para dizer que irei publicar um ebook. Sairá em Dezembro de 2013 e, por enquanto, mantenho o suspense.
Confesso que ainda não sei o que irá suceder. Creio que há vantagens quer numa coisa quer na outra. Mas esgrimir argumentos, não é o meu objectivo hoje.
Hoje venho até aqui - tão somente - para dizer que irei publicar um ebook. Sairá em Dezembro de 2013 e, por enquanto, mantenho o suspense.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Carvalagory
Olá. Mais um post de promoção da Trilogia Império Terra, nos seguintes links:
Paulo Pinto Fonseca | Escritor
Trilogia Império Terra
Já agora, vão até ao meu SITE ; digam-me o que acham...
Paulo Pinto Fonseca | Escritor
Trilogia Império Terra
Já agora, vão até ao meu SITE ; digam-me o que acham...
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
O Autor
Sou um contador de histórias...
Tenho vontade de escrever mil uma histórias, cada uma mais bela que a outra, mais empolgante, mais encantadora; relatos de coisas fantásticas, passadas em mundos diferentes, e narrativas do nosso mundo, vivências.
Por isso, quando me perguntam qual é o meu género, tenho dificuldade em me situar, pois, para mim, o género é o modo em que a história é relatada e - normalmente -, quando me surgem as primeiras linhas, ele já se encontra definido.
Actualmente encontro-me a trabalhar no projecto Trilogia Império Terra.
Trilogia Império Terra - com blog próprio e página de Facebook - conta já com dois livros publicados: O Princípio e a Guerra da Pirâmide; enquadra-se no género Fantástico (Dark Fantasy, para alguns). O terceiro, e último livro, está em acabamento e espero lançá-lo para o ano que vem; até lá, talvez presenteie os fãs da Trilogia com uma outra história do mesmo Universo - no próprio blogue.
O ebook é um projecto que, possivelmente, encerrarei até ao final do ano.
Fiquem por aí, para saberem novidades.
Para breve:
Um site
Um Ebook
Etiquetas:
blogue,
contador,
Dark fantasy,
ebook,
Fantástico,
género,
Guerra da Pirâmide,
histórias,
império terra,
literaturas,
livros,
O princípio,
projecto,
site,
trilogia
Subscrever:
Mensagens (Atom)






